A fachada da farmácia é realmente importante?

Uma das dúvidas mais comuns entre os responsáveis pela gestão de farmácias diz respeito à fachada. Como todo empreendedor, esse profissional geralmente tem a rotina bastante movimentada e a preocupação com esse assunto pode aumentar ainda mais sua inquietação. Mas afinal, essa questão realmente merece uma atenção maior?

Qual é a importância da fachada de farmácias?

Levando em consideração o concorrido mercado desse setor, é necessário sempre buscar um diferencial para o seu empreendimento. E é claro que a fachada pode ser um deles. Afinal, ela é o primeiro contato dos clientes com o estabelecimento. Por isso, tem a finalidade de atrair o público. Boa parte da clientela, inclusive, acaba tomando a decisão de entrar ou não em uma loja dependendo do seu exterior.

Outra questão que mostra a importância da fachada de farmácias é a sua comunicação. Ela precisa ajudar a afirmar a identidade da marca, sendo ao mesmo tempo clara e objetiva. Além disso, também tem o objetivo de passar a mensagem certa, transmitindo profissionalismo.

Dicas para deixar a fachada da farmácia mais atraente

Por ser a primeira impressão do estabelecimento, esse tema merece bastante atenção na gestão de farmácias. Para começar, é importante que os clientes em potencial possam ver que a loja está limpa e organizada, mesmo estando do lado de fora. Lembrando que a fachada deve estar bem iluminada durante o dia, mas também a noite. Além disso, pense na quantidade de produtos que estarão visíveis e na sua disposição nas prateleiras.

A fachada também deve ter a finalidade de transmitir informações relevantes. Portanto, coloque a logo, telefone, e-mail, site e perfis do empreendimento nas redes sociais. Também é importante que as pessoas se sintam seguras no espaço. Para isso, uma sugestão é incluir um adesivo mostrando que a loja está sendo filmada e que conta com uma equipe de segurança.

Outras questões que precisam de cuidado são o piso, as paredes, as calçadas, toda a região externa, como gramado e estacionamento, além da acessibilidade da loja. É importante citar que, muitas cidades possuem leis específicas com relação a fachada de empreendimentos. Por isso, certifique-se de que a sua loja segue as normas locais.

Mudar somente a fachada fará com que as vendas aumentem?

Você provavelmente já deve ter percebido o quão importante é a fachada de farmácias. Mas isso não é tudo. Existem vários cases de empresas que fazem grandes reformas, mas que não conseguem ter um retorno positivo nas vendas. Isso acontece porque a fachada não é a única coisa determinante para o sucesso do empreendimento. Nesse caso, a gestão de farmácias deve ganhar uma atenção maior. Para resolver os problemas da loja, é preciso melhorar também no atendimento, na organização, no controle do estoque e no conhecimento dos produtos. Somente dessa forma é possível obter resultados efetivos.

Confira o que o consultor Gilson Coelho diz sobre o assunto!