Como abrir uma farmácia

Pensando em empreender no ramo farmacêutico? Então é fundamental saber o básico sobre como abrir uma farmácia. Assim você já começa com o pé direito e assegura destaque e sucesso para o seu estabelecimento. Por isso, no post de hoje, montei um passo a passo para te orientar neste caminho.

Como abrir uma farmácia

Segundo uma análise da EMIS Insights, o Brasil deve se tornar o quinto maior mercado farmacêutico do mundo até 2022. 

Isso significa que o mercado está aquecido para o segmento no país. Porém, também quer dizer que a concorrência será cada vez maior, e que um planejamento cuidadoso já na idealização do empreendimento é fundamental. 

Neste contexto, empreendedores que buscam maior assertividade na abertura do negócio optam, neste momento, por uma consultoria especializada. Isso traz maior segurança ao processo e garante que tudo seja feito corretamente.

Se você também está pensando em empreender neste segmento, é imprescindível conhecer os pontos principais neste processo. Por isso, vou te ajudar listando algumas dicas preciosas de como abrir uma farmácia de sucesso. Confira!

Plano de negócios

O primeiro passo para a abertura de qualquer empreendimento é o plano de negócios. Ele é que irá permitir uma visão mais ampla do mercado e do negócio em si.

Então, se você está pensando em como abrir uma farmácia, desenvolva um bom plano de negócios. Neste, devem estar relacionados temas como a questão financeira e recursos humanos, bem como os serviços que se pretende oferecer.

É no plano de negócios que se pesquisa o público-alvo e descobre-se os principais concorrentes. São definidos também os investimentos, seja de material ou de equipamentos e até do pagamento dos funcionários.

Ponto ideal

O próximo passo, depois de tudo devidamente planejado, é o ponto ideal para fixar seu estabelecimento. Este é um assunto crucial, já que a localização pode interferir no sucesso ou fracasso do seu negócio.

Na hora de escolher o ponto ideal, portanto, deve-se considerar onde está seu público-alvo. Assim como a faixa de renda dos clientes em potencial e seus hábitos de consumo.

Dê preferência para locais com boa visibilidade, de fácil acesso, que ofereça segurança e um bom espaço para estacionamento. E principalmente, que conte com uma grande movimentação de pessoas.

Lembre-se de verificar as regularizações, que devem estar em conformidade com as licenças exigidas. A prefeitura deve ser consultada para saber se a farmácia pode operar no local escolhido. Não esqueça também de consultar os planos da Lei de Zoneamento e Plano Diretor da cidade.

Documentação

Um item importante a ser considerado quando se procura saber como abrir uma farmácia é a documentação necessária. 

Basicamente são exigidos CNPJ, a cópia do RG e CPF, a folha espelho do IRPF e o IPTU do imóvel. Assim como a cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda, o alvará de funcionamento e demais documentos específicos exigidos pelo município.

Estrutura e equipamentos 

Para que uma farmácia possa operar, é preciso que seu espaço tenha no mínimo 100m2. Além disso, seus ambientes devem ser separados entre área para exposição e balcão de atendimento. É preciso, ainda, que um espaço seja reservado para depósito e outro se destine para os sanitários.

Já no que se refere aos equipamentos, o local tem que conter balcão de atendimento, gôndolas, PCs, impressora, móveis e materiais de escritório. Um bom sistema de ar-condicionado também é indispensável.

Divulgação

Assim que se dá início à abertura da farmácia, é necessário divulgá-la. E não apenas no meio físico, mas também no digital

Deve-se, então, criar páginas nas redes sociais para marcar presença no meio virtual e anunciar a inauguração. Esta é uma forma de já ir engajando o público.

Dica extra: conte com uma consultoria especializada

Em vez de fazer tudo por conta própria, desperdiçando tempo e recursos em tentativa e erro, busque uma consultoria especializada. Assim o processo todo será mais assertivo, com garantia de sucesso, e o principal: poupando tempo e dinheiro.

Uma consultoria especializada, além de auxiliar em como abrir uma farmácia, também pode ajudar depois da abertura do estabelecimento. Por exemplo, orientando na inauguração e até nos primeiros meses de funcionamento do negócio.

Eu posso te ajudar neste processo, guiando e oferecendo soluções para todas as dúvidas que possam surgir. Entre em contato ou preencha este formulário e vamos conversar sobre seu novo empreendimento!

Vamos conversar sobre a sua farmácia?