Como administrar uma farmácia para gerar lucros

Saber a melhor forma de administrar uma farmácia para gerar lucros é fundamental para quem deseja crescer e obter destaque perante o mercado. Mas como fazer isso? Quais medidas adotar? A que recorrer? Vamos responder a todas estas perguntas no post de hoje, confira!

As farmácias estão em alta no Brasil. Não é à toa que a previsão para o país é tornar-se o 5º maior mercado do segmento até 2022! Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da EMIS Insights.

Se, por um lado, isto representa um mercado aquecido, por outro também significa uma grande competitividade. É estar envolvido em um cenário repleto de promoções, liquidações, benefícios especiais, produtos e serviços diferenciais. Ou seja, é concorrer diariamente para conseguir a atenção do público. 

Claro que todas várias estratégias podem ser efetivas, mas é preciso ter um conhecimento mais amplo para saber qual delas aplicar e em qual momento. Então surge a dúvida: como conseguir se destacar e gerar lucros ao mesmo tempo?

Como administrar uma farmácia para gerar lucros

Existem algumas atitudes pontuais que podem ser muito úteis para você administrar uma farmácia para gerar lucros. Confira algumas delas abaixo:

Ofereça uma gama de produtos diversificada

Uma das providências que você pode tomar para administrar uma farmácia para gerar lucros é ampliar a gama de produtos. Dessa forma, seu cliente terá maior decisão de compra e dará preferência ao seu estabelecimento.

Além disso, você pode incrementar soluções práticas para aumentar o ticket médio de cada cliente. Como por exemplo, oferecer o serviço de recarga de celular.

Atenção ao estoque

Manter os produtos do estoque sob controle e bem organizados também relaciona-se à administrar uma farmácia para gerar lucros.

Acompanhe o raciocínio: se seu estoque está repleto de produtos que não tem uma boa saída, você está comprometendo a lucratividade do negócio. Isso porque estas mercadorias estão ocupando o lugar de coisas que realmente poderiam seriam vendidas. 

Além de ser um desperdício de recursos, já que foi investido dinheiro nesses produtos, que agora estão empacados. Portanto, busque utilizar um método de classificação de mercadorias ao realizar o pedido de compra, conforme o fluxo de vendas.

Um dos mais utilizados é o método ABC, que separa os produtos entre:

  • Maior giro de venda (A)
  • Que oscilam nas vendas, mas são indispensáveis (B)
  • Produtos de baixa saída.

Saiba quando é viável fazer promoções

Fazer uma promoção no momento errado, além de não surtir efeito, ainda pode desfalcar as finanças do estabelecimento.

É por isso que é importante observar se há capital de giro suficiente antes de se decidir a oferecer promoções. Ou seja, a soma do valor em caixa com as mercadorias em estoque. 

Para fazer uma promoção realmente efetiva, é preciso saber escolher quais produtos farão parte da liquidação. Preferencialmente, escolha mercadorias de alta demanda, com boa saída.

É importante, ainda, estabelecer um prazo para esta promoção. Assim não se passa a sensação de que o estabelecimento está liquidando para fechar as portas. 

Fidelize clientes 

Uma forma inteligente de administrar uma farmácia para gerar lucros é pensar em estratégias para fidelizar os clientes. Afinal, este é um caminho mais fácil para do que captar clientes novos.

Sem falar que clientes fidelizados tendem a trazer mais consumidores, através da recomendação. O que é excelente para aumentar a credibilidade do seu estabelecimento.

Uma boa dica é apostar nos clientes que precisam de remédios de uso contínuo, pois eles sempre precisarão dos medicamentos. Então, que tal investir em propostas atraentes para este público?

Aprimore seus conhecimentos no segmento

Para administrar uma farmácia para gerar lucros, é fundamental aprofundar seus conhecimentos na área. Assim você saberá aproveitar melhor as oportunidades que surgirem, utilizando estratégias práticas para aumentar sua clientela.

Tudo bem que administrar um negócio e ainda ter de se aperfeiçoar pode ser uma tarefa bastante árdua. Mas não precisa ser assim! 

Com nossa plataforma de cursos, por exemplo, você pode se capacitar quando e onde puder, da forma que achar melhor. Esta flexibilidade permite harmonizar sua rotina de forma permitir a obtenção de melhores resultados para seu estabelecimento.

Em nosso amplo catálogo de cursos, você pode escolher temas específicos e ir aprendendo conforme suas necessidades. Com toda a praticidade que um dia a dia corrido exige e a qualidade de quem é especialista no segmento!

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