Como conquistar a fama de barateira na farmácia?

Ouça o Podcast sobre este assunto!

Com certeza você já ouviu falar de algum lugar conhecido pelo bom preço. Por outro lado, também conhece aquele estabelecimentos que costumam “meter a faca”. Essa lógica também se aplica à gestão da sua farmácia e talvez mesmo sem saber, você está à frente de um estabelecimento conhecido como uma farmácia careira ou uma farmácia barateira.

Como saber se a sua farmácia tem fama de careira ou barateira?

Um dos indicadores mais importantes na gestão de farmácias é a quantidade de clientes que entram na sua loja, compare com o mesmo período de anos anteriores. Em geral, os lugares com fama de cobrar mais caro costumam perder clientes e consequentemente ter menos frequentadores.

Além disso, observe a quantidade de medicamentos prescritos vendidos. Se o número deles for muito maior do que o de genéricos e similares, significa que a fama de farmácia careira deve estar te acompanhando.

Isso é perceptível quando não há métodos de vendas. Se não há um padrão ou algum tipo de orientação de procedimento para a equipe de vendas, podem ocorrer falhas nesse processo e isso prejudicar a imagem da loja.

Por exemplo, se o cliente opta por um produto genérico ou similar mais em conta que o prescrito, é interessante que o colaborador informe que o consumidor está pagando menos, portanto fazendo economia. Lembre-se que a vantagem só é vantagem quando o cliente percebe.

Por que é importante saber se minha farmácia tem fama de careira?

Porque é fundamental saber como os consumidores enxergam a sua empresa.

Isso é essencial porque, se o cliente encontra o mesmo produto, só que mais barato, em outra farmácia, ele tende a achar que estava sendo “roubado” por você. Não precisamos dizer como isso é péssimo para a sua farmácia.

Farmácia que vende barato, vende sempre

Como quero que a minha farmácia seja percebida?

Definir o posicionamento da sua farmácia é muito importante na hora de criar uma percepção para o público. Você prefere ser lembrado como uma empresa de saúde? Ou quem sabe pela economia? Será que o mix e o estoque de produtos são o ponto forte da farmácia? Tudo isso deve ser claramente definido, pois irá impactar em como as pessoas enxergam a sua loja.

Quando isso não é bem feito, ou seja, quando não há planejamento, é comum que ocorram erros e graves enganos. Isso acaba conduzindo à uma má avaliação das ações e gera uma fama ruim para o seu negócio.

Como fazer os clientes perceberem o posicionamento da minha farmácia?

Se o seu cliente sente que está sendo passado para trás, ludibriado ou até mesmo que está ficando em desvantagem ao comprar na sua farmácia ele tende a demonstrar essa irritação. É notório que um consumidor insatisfeito faz muito mais “barulho” do que aquele que gosta da sua marca.

Se você tem fama de careiro é primordial reverter essa situação agora mesmo. Para isso, procure enfatizar a economia sempre, pois isso é muito positivo e gera percepção de vantagem para seu cliente. Assim, ele irá sentir que está se dando bem, comprando de uma farmácia barateira.

Para mudar isso é preciso atender a maior necessidade do seu cliente: a de economizar.
Quando se tem a fama de barateira cria-se uma onda virtuosa, atraindo mais clientes e
maior faturamento para o seu negócio.

Sua farmácia está com fama de careira? Quer mudar a fama para barateiro? Então comece a aplicar, os melhores métodos e mude já a imagem do público perante o seu negócio.