Como fazer gestão financeira de farmácias

Uma boa gestão financeira de farmácia é indispensável para que o negócio continue funcionando de forma saudável e competitiva. Afinal, é ela que pode manter o estabelecimento ativo, mesmo com as oscilações do mercado. No post de hoje, conheça algumas providências básicas para manter o departamento financeiro da sua farmácia sob controle.

Como fazer gestão financeira de farmácias

A gestão financeira de farmácia é de grande importância e não pode ser negligenciada. Por isso, mesmo empreendedores que não tem experiência para cuidar deste aspecto procuram uma consultoria para ajudá-los neste sentido. 

Se você tem um negócio neste segmento, separamos algumas dicas para te ajudar a manter uma gestão financeira de farmácia eficiente e segura. Confira:

Separe finanças empresariais e pessoais

A primeira providência que você precisa tomar para manter uma boa gestão financeira de farmácia é separar as finanças empresariais e pessoais. Isso significa procurar não realizar pagamentos com o dinheiro do caixa ou retirá-lo sem fazer o devido registro.

Outro cuidado básico é ter contas bancárias separadas e utilizar somente o dinheiro do pró-labore para suas despesas pessoais. 

Siga um planejamento estratégico

Um planejamento estratégico é imprescindível em qualquer empreendimento, e nas farmácias não é diferente! Esta estratégia ajuda a analisar o diagnóstico atual da empresa, identificando falhas e pensando em soluções viáveis e eficientes. Por isso esta questão é tão vital na gestão financeira de farmácia.

Para que funcione, porém, o planejamento estratégico precisa levar em conta os dados da empresa. Então, é crucial fazer o registro de todas as informações do estabelecimento. Sejam dívidas, projeções de lucros, situação financeira atual, entre outros.

Monitore o fluxo de caixa

Ter controle sobre o que entra e o que sai do caixa da empresa é essencial para conhecer os reais ganhos do empreendimento. O que torna este acompanhamento imprescindível para uma eficaz gestão financeira de farmácia.

Uma boa análise do fluxo de caixa envolve observar todas as formas de pagamento. Bem como as despesas variáveis e fixas, as datas e os pagamentos realizados. Além de qualquer outro registro relacionado à movimentação financeira do estabelecimento.

Mantenha um rigoroso controle de estoque

Estoque demais gera prejuízo, estoque de menos, também. Isto é, produtos demais estocados representam dinheiro parado, o que significa menor fluxo de caixa, acarretando em menos capital disponível. Mas manter poucos produtos em estoque faz com que não haja reposição nas prateleiras. Com isso, os clientes que precisam dos produtos acabam indo procurar o que precisam em outro lugar.

É muito importante, então, saber encontrar o equilíbrio perfeito. E isso se consegue observando o estoque, registrando entradas e saídas. Assim, é mais fácil identificar produtos com maior giro, sendo útil até para escolher o momento ideal para fazer promoções.

Então, se você quer ter uma gestão financeira de farmácia eficiente, mantenha um rigoroso controle de estoque.

Verifique as vendas com cartão 

É comum que as maquininhas de cartão apresentem erros de conexão ou de lançamento. Com isso, algumas vendas que foram aprovadas na maquineta podem não ser creditadas na conta bancária. 

Uma conciliação entre os valores enviados pela operadora e o que realmente entrou na conta, portanto, é uma providência necessária. Inclusive, é interessante que qualquer erro percebido seja corrigido o quanto antes, evitando prejuízos à gestão financeira de farmácia.

Conte com uma consultoria especializada

Mesmo que a gestão financeira de farmácia seja fundamental, nem sempre há tempo de estruturá-la com soluções tradicionais. Sabendo disso, desenvolvemos um método totalmente novo de auxiliar neste processo: uma consultoria web.

Com este serviço, você tem acesso a conhecimentos em gestão de farmácia e pode obter resultados acima da média para seu estabelecimento. E o melhor: em um curto espaço de tempo!

A consultoria web é capaz de identificar e apresentar soluções para os principais gargalos inerentes à rotina do seu negócio. Além disso, podemos solucionar, de forma prática e dinâmica, qualquer dúvida que possa surgir. Seja através de e-mails, vídeo-chamadas e até Whatsapp.

Vamos conversar sobre a gestão financeira de farmácia? Entre em contato conosco ou preencha já este formulário!

Vamos conversar sobre a sua farmácia?