Gilson Coelho Gestor Farmacêutico
  • Home
  • Gilson Coelho
  • Serviços
    • FORMATAÇÃO DE FRANQUIA
    • DESENVOLVIMENTO DO RH ESTRATÉGICO
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA COM EXECUÇÃO ASSISTIDA
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA EM MÓDULOS
    • CANAL FARMA FREE
  • Blog
  • Contato
Menu
  • Home
  • Gilson Coelho
  • Serviços
    • FORMATAÇÃO DE FRANQUIA
    • DESENVOLVIMENTO DO RH ESTRATÉGICO
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA COM EXECUÇÃO ASSISTIDA
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA EM MÓDULOS
    • CANAL FARMA FREE
  • Blog
  • Contato
Instagram Facebook Youtube Linkedin
Gilson Coelho Gestor Farmacêutico
  • Home
  • Gilson Coelho
  • Serviços
    • FORMATAÇÃO DE FRANQUIA
    • DESENVOLVIMENTO DO RH ESTRATÉGICO
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA COM EXECUÇÃO ASSISTIDA
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA EM MÓDULOS
    • CANAL FARMA FREE
  • Blog
  • Contato
Menu
  • Home
  • Gilson Coelho
  • Serviços
    • FORMATAÇÃO DE FRANQUIA
    • DESENVOLVIMENTO DO RH ESTRATÉGICO
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA COM EXECUÇÃO ASSISTIDA
    • CONSULTORIA PARA FARMÁCIA EM MÓDULOS
    • CANAL FARMA FREE
  • Blog
  • Contato

Crescimento sustentável para farmácias: Como fazer?

Quando falamos da saúde da população as farmácias desempenham um papel de alta relevância. No entanto, quando abordamos a gestão de farmácias percebemos que o cuidado quanto à saúde da própria empresa não é o mesmo. É isso que pode ser visto em diversos empreendimentos quando analisamos a sua saúde financeira, a manutenção dos seus sinais vitais e a preocupação com o crescimento de maneira saudável e planejada.

Dessa maneira, sem uma organização quanto aos recursos financeiros, humanos, tecnológicos e estruturais, o que acontece com diversas farmácias é que elas não têm a expansão que poderiam ter e algumas até crescem, mas sem saber exatamente como isso aconteceu.

O motivo disso é justamente a falta de planejamento, atitude fundamental, já que as farmácias que planejam o seu crescimento conhecem as suas oportunidades e ameaças. Dessa forma, ser pego de surpresa pelo mercado se torna um risco reduzido.

Com o objetivo de ajudar a tornar o processo de crescimento melhor, apresentamos abaixo algumas sugestões:

A valorização dos clientes da Farmácia

O primeiro e principal passo para o crescimento sustentável das suas farmácias é a fidelização do cliente. Afinal, ele é recurso fundamental e manter um cliente que a sua farmácia já possui é muito mais barato e fácil do que conquistar um novo, pois toda a concorrência também deseja atrair clientes novos.

Por isso, toda vez que um cliente coloca o pé dentro da sua loja, a experiência deve ser agradável e garantindo assim que ele possa retornar muitas outras vezes.

Trabalhar para expandir a sua rede, também implica em fazer com que o cliente tenha apreço pela sua farmácia e se torne um multiplicador dela. Além disso, ele precisa saber que o que ele necessita (produtos) está sempre disponível, que receberá um excelente atendimento e com economia.

Com relação à economia na hora da compra, no entanto é preciso que ele perceba isso, porque a vantagem só é vantagem quando o cliente a percebe. Para isso é fundamental enfatizar essa economia para que o cliente tenha a certeza de que saiu da loja tendo suas necessidades atendidas e ainda economizou.

Além disso, outra forma de conquistar a lealdade do cliente é criar programas de fidelidade na sua farmácia. Isso porque, como geralmente estão relacionados a produtos da perfumaria e medicamentos de venda livre, os programas de fidelidade podem estimular a aquisição de mais itens do que aqueles que motivaram a ida até a farmácia.

Outro fator relevante do programa fidelidade é o de que o cliente poderá ganhar esse benefício não só em uma loja específica mais em todas que compõe a sua rede.

Recursos estruturais: A localização da sua farmácia

A localização das lojas que compõe a sua rede de farmácias é outra questão essencial para o crescimento sustentável.

Sobre esse aspecto é importante, antes de tudo, pensar no perfil do seu cliente. Isso porque, se o seu cliente ideal tiver o perfil de um trabalhador urbano, assalariado e que anda de ônibus, por exemplo, faz mais sentido que a sua farmácia esteja localizada em um local bem movimentado, onde há pontos de ônibus próximos e no qual o seu principal acesso se dá a pé.

Por outro lado, se o seu cliente usa o carro como principal meio de locomoção é necessário que o planejamento da sua expansão se dê em imóveis onde há espaço para estacionamento.

Além do fluxo de pessoas é preciso também pensar nos motivos que fazem com que haja essa mobilização. Isso porque, se existirem outros pontos comerciais próximos ao seu isso implica em dizer que, em muitas ocasiões, o que leva o público para esse local é justamente o fato de ele ir em busca de serviços. Ter a sua farmácia nessa localização faz com que a sua loja seja mais um ponto disponível para os potenciais clientes que já frequentam esses locais.

Outro aspecto relevante a se pensar antes de expandir a sua rede de farmácias é verificar a concorrência presente na localidade e as questões que isso envolve. Por um lado, pode ser um local já saturado de farmácias e talvez, seja mais relevante investir em uma localidade nova.

Por outro ponto de vista, pode ser interessante atuar em um local onde já há uma cultura voltada à compra de medicamentos e no qual é importante estar considerado ao lado do seu concorrente. Para isso, no entanto, é preciso saber como combater na disputa pelo mercado.

Independe de qual for a sua decisão da localização na qual irá expandir a sua rede de farmácias, é importante também ter em vista o investimento necessário para essa nova localidade. Por isso, o planejamento financeiro é essencial.

Planejamento financeiro

Se você tem a meta de expandir a sua rede de farmácias é preciso começar pelo começo: o planejamento.

Ter o diagnóstico da situação atual é o primeiro passo para fazer com que a sua farmácia cresça de maneira sustentável.

Em seguida é preciso saber onde se quer chegar. Para isso é necessário estabelecer metas de crescimento para que a(s) loja(s) atuais possam dar sustentação àquela que ainda está nos planos e, consequentemente, ainda não começou a dar lucro.

Além disso, o planejamento é importante não apenas para os responsáveis pela gestão de farmácias, mas também para os colaboradores, alinhando os interesses de ambos. Afinal, são eles que irão atingir metas e alcançar resultados.

Os recursos humanos: os funcionários da Farmácia

Quando se fala em expansão e crescimento sustentável de farmácias é elementar que os funcionários da farmácia saibam para onde a sua empresa está indo e se sintam parte desse crescimento.

Para isso o diálogo aberto entre a gestão da farmácia e os colaboradores é essencial. Isso faz com que aumente a produtividade e o comprometimento. No entanto, motivação sem a devida capacitação, não sem traduz em bons resultados.

Por isso é preciso valorizar os recursos humanos que a sua farmácia dispõe. Afinal, são os funcionários que farão com que o cliente seja fidelizado e tudo se concretize.

Tags
Consultoria em Gestão de Farmácias Consultoria para farmácia farmácia faturamento Gestão de Farmácias gestão financeira otimizar lucros

Leia mais

Grande Revolução no Varejo Farma

MUDANÇA DE MINDSET NAS FARMÁCIAS NO BRASIL

Vamos conversar sobre a sua farmácia?

    (48) 9 9191-6540 | sac@gilsoncoelho.com.br

    Gilson Coelho Gestor Farmacêutico

    (48) 9 9191-6540

    sac@gilsoncoelho.com.br

    • Início
    • Gilson Coelho
    • Parcerias
    • Contato
    • Cursos online
    Menu
    • Início
    • Gilson Coelho
    • Parcerias
    • Contato
    • Cursos online
    Redes sociais
    Instagram Facebook Youtube Linkedin

    © 2022 Gilson Coelho – Educação e Consultoria, especializado no Canal Farma’
    CANAL DO CONHECIMENTO – CURSOS DE CAPACITACAO CONTINUADA – EIRELI / CNPJ: 17.724.845/0001-22

    ATUAÇÃO
    • Indústria
    • Distribuidor
    • Representante
    • Farmácias
    Menu
    • Indústria
    • Distribuidor
    • Representante
    • Farmácias
    CONTEÚDOS
    • Blog
    • Podcast
    • Vídeos
    • Materiais para download
    Menu
    • Blog
    • Podcast
    • Vídeos
    • Materiais para download

    © 2022 Gilson Coelho – Educação e Consultoria, especializado no Canal Farma

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejarConfiguração de cookiesAceitar
    Privacidade e Cookies

    Privacidade

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Desses cookies, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
    Necessary
    Sempre ativado
    Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
    Non-necessary
    Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.
    SALVAR E ACEITAR