Crescimento sustentável para farmácias: Como fazer?

Quando falamos da saúde da população as farmácias desempenham um papel de alta relevância. No entanto, quando abordamos a gestão de farmácias percebemos que o cuidado quanto à saúde da própria empresa não é o mesmo. É isso que pode ser visto em diversos empreendimentos quando analisamos a sua saúde financeira, a manutenção dos seus sinais vitais e a preocupação com o crescimento de maneira saudável e planejada.

Dessa maneira, sem uma organização quanto aos recursos financeiros, humanos, tecnológicos e estruturais, o que acontece com diversas farmácias é que elas não têm a expansão que poderiam ter e algumas até crescem, mas sem saber exatamente como isso aconteceu.

O motivo disso é justamente a falta de planejamento, atitude fundamental, já que as farmácias que planejam o seu crescimento conhecem as suas oportunidades e ameaças. Dessa forma, ser pego de surpresa pelo mercado se torna um risco reduzido.

Com o objetivo de ajudar a tornar o processo de crescimento melhor, apresentamos abaixo algumas sugestões:

A valorização dos clientes da Farmácia

O primeiro e principal passo para o crescimento sustentável das suas farmácias é a fidelização do cliente. Afinal, ele é recurso fundamental e manter um cliente que a sua farmácia já possui é muito mais barato e fácil do que conquistar um novo, pois toda a concorrência também deseja atrair clientes novos.

Por isso, toda vez que um cliente coloca o pé dentro da sua loja, a experiência deve ser agradável e garantindo assim que ele possa retornar muitas outras vezes.

Crescimento Sustentável para Farmácias

Trabalhar para expandir a sua rede, também implica em fazer com que o cliente tenha apreço pela sua farmácia e se torne um multiplicador dela. Além disso, ele precisa saber que o que ele necessita (produtos) está sempre disponível, que receberá um excelente atendimento e com economia.

Com relação à economia na hora da compra, no entanto é preciso que ele perceba isso, porque a vantagem só é vantagem quando o cliente a percebe. Para isso é fundamental enfatizar essa economia para que o cliente tenha a certeza de que saiu da loja tendo suas necessidades atendidas e ainda economizou.

Além disso, outra forma de conquistar a lealdade do cliente é criar programas de fidelidade na sua farmácia. Isso porque, como geralmente estão relacionados a produtos da perfumaria e medicamentos de venda livre, os programas de fidelidade podem estimular a aquisição de mais itens do que aqueles que motivaram a ida até a farmácia.

Outro fator relevante do programa fidelidade é o de que o cliente poderá ganhar esse benefício não só em uma loja específica mais em todas que compõe a sua rede.

Recursos estruturais: A localização da sua farmácia

A localização das lojas que compõe a sua rede de farmácias é outra questão essencial para o crescimento sustentável.

Sobre esse aspecto é importante, antes de tudo, pensar no perfil do seu cliente. Isso porque, se o seu cliente ideal tiver o perfil de um trabalhador urbano, assalariado e que anda de ônibus, por exemplo, faz mais sentido que a sua farmácia esteja localizada em um local bem movimentado, onde há pontos de ônibus próximos e no qual o seu principal acesso se dá a pé.

Por outro lado, se o seu cliente usa o carro como principal meio de locomoção é necessário que o planejamento da sua expansão se dê em imóveis onde há espaço para estacionamento.

Além do fluxo de pessoas é preciso também pensar nos motivos que fazem com que haja essa mobilização. Isso porque, se existirem outros pontos comerciais próximos ao seu isso implica em dizer que, em muitas ocasiões, o que leva o público para esse local é justamente o fato de ele ir em busca de serviços. Ter a sua farmácia nessa localização faz com que a sua loja seja mais um ponto disponível para os potenciais clientes que já frequentam esses locais.

Outro aspecto relevante a se pensar antes de expandir a sua rede de farmácias é verificar a concorrência presente na localidade e as questões que isso envolve. Por um lado, pode ser um local já saturado de farmácias e talvez, seja mais relevante investir em uma localidade nova.

Por outro ponto de vista, pode ser interessante atuar em um local onde já há uma cultura voltada à compra de medicamentos e no qual é importante estar considerado ao lado do seu concorrente. Para isso, no entanto, é preciso saber como combater na disputa pelo mercado.

Independe de qual for a sua decisão da localização na qual irá expandir a sua rede de farmácias, é importante também ter em vista o investimento necessário para essa nova localidade. Por isso, o planejamento financeiro é essencial.

Planejamento financeiro

Se você tem a meta de expandir a sua rede de farmácias é preciso começar pelo começo: o planejamento.

Ter o diagnóstico da situação atual é o primeiro passo para fazer com que a sua farmácia cresça de maneira sustentável.

Em seguida é preciso saber onde se quer chegar. Para isso é necessário estabelecer metas de crescimento para que a(s) loja(s) atuais possam dar sustentação àquela que ainda está nos planos e, consequentemente, ainda não começou a dar lucro.

Além disso, o planejamento é importante não apenas para os responsáveis pela gestão de farmácias, mas também para os colaboradores, alinhando os interesses de ambos. Afinal, são eles que irão atingir metas e alcançar resultados.

Os recursos humanos: os funcionários da Farmácia

Quando se fala em expansão e crescimento sustentável de farmácias é elementar que os funcionários da farmácia saibam para onde a sua empresa está indo e se sintam parte desse crescimento.

Para isso o diálogo aberto entre a gestão da farmácia e os colaboradores é essencial. Isso faz com que aumente a produtividade e o comprometimento. No entanto, motivação sem a devida capacitação, não sem traduz em bons resultados.

Por isso é preciso valorizar os recursos humanos que a sua farmácia dispõe. Afinal, são os funcionários que farão com que o cliente seja fidelizado e tudo se concretize.