Expansão de farmácias: A fórmula do sucesso

Pensar na expansão do número de suas farmácias é algo interessante e pertinente aos bons empreendedores do varejo farma. Afinal, crescer significa captar novas oportunidades de mercado, expandir faturamento, aumentar a presença da sua empresa entre outros benefícios. Entretanto, como qualquer decisão de negócios, a expansão de farmácias também é um risco quando não feita corretamente.

Com 30 anos de carreira e conhecimento aprofundado nesse segmento do comércio brasileiro, a consultoria Gilson Coelho desenvolveu uma fórmula estruturada para a expansão segura e estratégica de redes de farmácias. Basicamente, a expansão sem risco pode ser dividida em três macro componentes: recursos, plano de negócio e gente (equipe) qualificada.

Recursos necessário para a expansão de farmácias

Um projeto de expansão de farmácias, exigirá investimento na própria empresa e o gestor poderá necessitar de recursos extras para a abertura de novas lojas. Os recursos podem ser próprios ou captados em instituições de crédito ou investidores. Entretanto, há muitos casos onde se desejam a expansão, mas não possuem um bom plano de negócio e nem lojas com um bom resultado líquido.

Nesses casos, o plano de expansão passa a ser um grande problema, uma vez que ele estará multiplicando lojas que até dão prejuízo. O resultado disso é uma expansão caótica que fará com que ele perca dinheiro e tenha que recuar, muitas vezes acumulando dívidas e por causa dessa experiência negativa, fica receoso de tentar uma nova expansão.

Portanto, é necessário que os recursos sejam corretamente aplicados e administrados e que possua uma farmácia modelo em rentabilidade e em gestão para enfim multiplicar esse modelo. Este ponto nos leva ao segundo tópico da fórmula, o plano de negócio.

Modelo de negócios para a expansão de farmácias

O modelo de negócio é fundamental, ele deve ser bem desenhado e consistente, contemplando os cenários possíveis que a empresa deverá enfrentar e traçando um plano de funcionamento que efetivamente funcione, estamos falando da farmácia modelo. Dessa maneira, ao expandir o negócio, o empresário estará multiplicando um modelo de loja lucrativa.

Expansão de farmácias: A fórmula do sucesso

O modelo de negócio também funciona para a captação de investidores, quando o empresário não dispõe de recursos suficientes para dar suporte ao plano de expansão. Nesses casos, o plano de negócios com capital de giro bem dimensionado e retorno sobre o investimento bem definido e que garante um modelo realmente rentável, facilita a atração e captação de investidores interessados.

Portanto, podemos dizer que trabalhar bem o modelo de negócios da farmácia significa, antes de multiplicar, dar uma boa polida no diamante(farmácia) para ele brilhar mais e valorizar e somente depois disso, multiplicá-lo.

Equipe qualificada para a expansão de farmácias

Quando o empresário dispõe de recursos para investir no plano de expansão e possui um bom modelo de negócio, com lojas lucrativas e rentáveis, uma equipe qualificada se torna o gargalo da estratégia. Portanto, a qualificação de pessoas é fundamental para que o plano de expansão aconteça sem riscos.

Afinal, serão os profissionais os responsáveis pelos resultados acontecerem. Nesse caso, o investimento em capacitação é muito importante para a ação. O plano de capacitação da CONSULTORIA WEB do Gilson Coelho contempla transformar pessoas comuns em profissionais extraordinárias em um curto espaço de tempo.

A capacitação é desenvolvida com base no CHA: transmissão do conhecimento (saber), desenvolvimento de habilidades (saber fazer) e atitude correta (querer fazer).

O Fator Gilson Coelho: como a consultoria pode te ajudar a crescer

Quando o empresário tem esses três elementos bem estruturados, ele tem um plano de expansão de farmácias perfeitamente fundamentado e embasado. Não é uma aventura, na qual ele coloca o capital em risco e sim um plano de expansão bem estruturado que vai funcionar.

Essa fórmula é fruto dos mais de 30 anos de experiência no mercado de farmácias que a consultoria Gilson Coelho possui. Um resultado de muito estudo de mercado e pesquisas, além de muita prática. A CONSULTORIA WEB Gilson Coelho, serve de apoio desde a etapa de decisão da expansão até a abertura das lojas. Dessa maneira, o empresário terá um crescimento sustentável e com ótimos resultados.