A Perfumaria como Categoria Estratégica na Farmácia

Mais do que apenas um departamento, a perfumaria serve como categoria estratégica na farmácia. Para se ter uma ideia, ela, sozinha, pode representar até 50% do faturamento do segmento – uma fatia considerável, não concorda? Descubra o papel e a importância desta seção e por que investir nela

Perfumes, colônias, desodorantes, antitranspirantes, sabonetes, óleos corporais, são apenas alguns dos produtos de perfumaria que podem ser encontrados nas farmácias. Esta seção, mais do que trazer praticidade e um maior leque de opções aos clientes, possui um aspecto estratégico.

A perfumaria como categoria estratégica na farmácia

Por que consideramos a perfumaria como categoria estratégica na farmácia? Se pensarmos bem, fica fácil perceber: digamos que um cliente sai para comprar um remédio de que está precisando. Mas também precisa comprar xampu, condicionador, sabonete e desodorante. 

Caso a farmácia contasse apenas com medicamentos, este cliente precisaria fazer mais uma viagem para conseguir comprar todos os produtos de que precisa.

Com a disponibilidade de todos estes elementos em um só lugar, porém, a rotina do cliente torna-se mais prática. E a farmácia também ganha com isso, pois, em vez de lucrar apenas com a venda dos remédios, fatura também com a perfumaria.

Para tornar efetivamente a perfumaria uma categoria estratégica na farmácia, porém, é preciso considerar a necessidade específica do seu público. Isso significa oferecer produtos que realmente sejam relevantes para seus consumidores.

Por exemplo, não adianta oferecer pomadas para modelar os cabelos, se a maior saída é de cremes capilares de tratamento. Ou seja, observe o que tem sido procurado pelos seus clientes e ofereça diversificação dentro desta categoria

Não esqueça de levar em conta também a disponibilização de produtos de diferentes preços. Do mais caro ao mais barato. Isso é ter uma visão estratégica.

É preciso destacar também que, seu distribuidor nem sempre irá, por conta, oferecer inovações relevantes para seu estabelecimento. Por isso, procure alinhar-se às novidades, realizando pesquisas e acompanhando as tendências do mercado para o segmento.

Vantagens de aplicar a perfumaria como categoria estratégica na farmácia

Já demonstramos o quanto é interessante utilizar a perfumaria como categoria estratégica na farmácia. Para reforçar a ideia, trouxemos alguns dos benefícios de se adotar esta técnica:

Aumento do ticket médio

Quando seu estabelecimento oferece produtos além do básico, dificilmente os clientes sairão somente com medicamentos. Irão aproveitar a viagem para comprar tudo o que precisam. Mesmo que não tenham feito uma lista do que falta, certamente irão lembrar ao passar os olhos pelas gôndolas.

Elevação na lucratividade

Uma consequência do maior volume de compras é, logicamente, o aumento da lucratividade do estabelecimento.

Isto é, oferecendo produtos variados de perfumaria, você garante que sua farmácia ganhe mais dinheiro!

Aliás, vale a pena investir nesse departamento, porque os produtos de perfumaria são de uso contínuo. Ou seja, as pessoas sempre precisam comprar mais. Então, quando sua farmácia oferece estes produtos, tem maior potencial de fidelizar os clientes.

Existe ainda mais uma razão que torna a perfumaria como categoria estratégica na farmácia. Observe a tabela abaixo:

% venda% venda%%
MedicamentosNão fármacos (perfumaria)Desconto concedidoDesconto concedido total
10001010
9010109
8020108
7030107
6040106
5050105

Observe que quanto maior a participação da perfumaria (segunda coluna) nas farmácias, menor o desconto médio concedido total. Isso sem reduzir em nada o desconto concedido! Esse fator por si só já demonstra o quanto compensa investir nesta categoria.

Lembrando que o desconto sempre deve recair sobre o medicamento, já que a perfumaria é considerada compra compulsória. Que representa aquela aquisição não planejada, quando o cliente “comprou porque viu”. 

Preferência da clientela

Mesmo que você tenha concorrências próximas, se souber observar as necessidades dos clientes, conseguirá destacar-se e obter a preferência.

Oferecer um mix variado de produtos, indo além dos medicamentos, é uma forma de sair na frente em relação à concorrência.

Se você quer saber mais sobre o tema, pode assistir a este vídeo ou ler este outro texto, onde tratamos sobre o assunto.

Como potencializar os resultados da minha farmácia?

Para que garantir a efetividade da perfumaria como categoria estratégica, porém, é preciso conhecer alguns métodos. Como é o caso de:

  • Precificação – saber como cobrar por estes produtos
  • Planogramas – como e onde expor cada produto na gôndola
  • Merchandising – divulgar os produtos da melhor forma
  • Tablóide – como usar de forma estratégica para gerar mais faturamento
  • Giro – escolher os produtos certos, com base na saída específica do seu estabelecimento
  • Atendimento – um método de atendimento especializado pode-se basear em uma corrente. Por exemplo, um pacote de fraldas é um elo de uma corrente chamada produtos infantis. Este método é imbatível para destacar-se da concorrência e oferecer um suporte mais estruturado ao cliente.

Conhecer a fundo estes temas, porém, demanda tempo. Mas a realidade, porém, é que você, como dono do negócio, nem sempre terá tempo para analisar nestas estratégias. 

Pensando nisso, desenvolvemos uma solução prática e inovadora: a consultoria web. Com ela, você tem suporte online e execução assistida através da internet, sempre que precisar.

Nesta consultoria, você tem acesso a plataformas digitais de ensino à distância para aprender o que precisa, no tempo disponível. Isto é, desenvolve competências e habilidades para alavancar seu negócio, de acordo com a sua rotina. Isso tudo de forma prática e  intuitiva.

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