Confira o Vídeo do Consultor Gilson Coelho sobre resultados rápidos na farmácia
Conseguir excelentes resultados na farmácia é o desejo de todo gestor do ramo. No entanto, poucos têm conhecimento de que é possível conquistar esses resultados de forma rápida e consistente, obtendo excelentes números de faturamento e lucratividade. Mas como será que isso é possível?
Entendendo a organização de uma farmácia
Para iniciarmos, é necessário pensarmos nos três níveis hierárquicos de uma farmácia:
● Estratégico: alto comando
● Tático: supervisores, gerentes
● Execução: balconistas, consultores, atendentes
Por mais que todos os setores estejam interligados, os resultados esperados pelos gestores são encontrados na base da nossa pirâmide, ou seja no nível de execução dentro da própria loja.
Qual o caminho para bons resultados na farmácia?
É praticamente unânime que os gestores buscam medidas que impactem positivamente no crescimento da sua empresa, mas para que isso ocorra é necessário um requisito indispensável: O método. Esse caminho a ser seguido deve ser rápido, prático e objetivo. Para uma empresa crescer rapidamente ela deve saber bem onde quer chegar, sem esquecer de qual caminho irá fazer para conquistar esse objetivo.
O método é fundamental para unificar o discurso e as ações de todos os níveis dentro da farmácia. Sem ele, é provável que cada um siga a sua própria maneira (façam do seu próprio jeito), sem se preocupar se todos estão caminhando na mesma direção. Farmácias que desejam bons resultados em pouco tempo devem se atentar para esta questão.
A loja é o Gemba
Um grande desafio do planejamento é na hora de colocá-lo em prática. Uma boa ideia se torna viável quando ela se mostra eficaz na prática, nas lojas em si.
Os japoneses costumam chamar de Gemba, o lugar onde se agrega valor (a loja), onde tudo realmente acontece e que as mudanças são percebidas. Adaptando para o nosso universo, de nada adianta uma boa ideia se ela não apresentar uma boa resposta na sua farmácia.
Para garantir que tudo saia como planejado, é necessário que os gerentes, exerçam o protagonismo que é esperado deles. Para que a base faça o que tem que ser feito, é necessário que os gestores deem todas as condições para tal.
Com isso, contando com uma boa comunicação, cada um cumpre o seu papel dentro dos três setores, e, aplicando os métodos consagrados, os indicadores e resultados se transformam muito rapidamente para melhor.
Repetição, repetição até chegar a perfeição.
Apesar de conceitos, ideias e treinamentos serem importantes e terem o seu devido valor, somente colocando em prática é que iremos realmente perceber os resultados da mudança de postura na sua farmácia.
Por meio da repetição (simulação) constante, correção de erros e aperfeiçoamento é que os colaboradores ganharão habilidade e conquistarão mudanças significativas dentro da loja. Com o passar do tempo isso se torna automático e entra na cabeça de todos de maneira natural, produzindo resultados reais e diferenciados em um curto espaço de tempo.