Universidade Corporativa – Revolução no Varejo Farma

Universidade Corporativa - Revolução no Varejo Farma - Gilson Coelho - Destaque

Universidade Corporativa – Revolução no Varejo Farma

Universidade corporativa, aqui quero aqui testemunhar uma grande revolução na forma de capacitar os funcionários no ambiente de farmácias no Brasil. Melhor dizendo, uma revolução na forma de fazer com que o conhecimento muito rapidamente produza os seus efeitos, com impacto quase instantâneo no resultado. Jamais havíamos presenciado o que estamos vivenciando agora. Vamos explicar esta revolução nos detalhes.

Eu passei quase trinta anos da minha vida viajando por todos os cantos para levar conhecimento específico sobre gestão, de alto nível para as farmácias brasileiras.  Viajando de ônibus, de carro, de avião, sozinho, em caravanas, eram muitos esforços, muito tempo dispendido, muitos recursos desperdiçados comparados com o pouco tempo de exposição dos conteúdos, que eram sempre ministrados presencialmente.

Foram tempos difíceis, de muito empenho e muito pouco desempenho. A produtividade era muito baixa e isso inflacionava os custos. Para cada real que a empresa gastasse com capacitação, outros três ou quatro eram adicionados por conta dos das passagens, traslados, hotéis, coffee break, impressão de apostilas, encadernação, distribuição do material didático, e muitas outras tarefas agregadas, até então imprescindíveis, para a divulgação dos conteúdos naquela época.

Esta majoração encima do valor original que deveria se paga pelos conteúdos acabou passando para o mercado uma ideia equivocada de que o conhecimento é muito caro. Caro eram os meios! A mercadoria em si tinha um preço justo, mas o transporte para viabilizar a sua aplicação é que encarecia de uma maneira absurda.

Mas o ponto mais importante não reside no fato de que custava um ou custa 4. Não é este o grande foco da discussão aqui. A grande diferença estava no fator tempo!!! Vamos repetir uma parte do primeiro parágrafo: …uma revolução na forma de fazer com que o conhecimento muito rapidamente produza os seus efeitos, com impacto quase instantâneo no resultado.

SITUAÇÃO ATUAL DO MERCADO

Estou escrevendo este artigo em janeiro de 2022, mas preciso testemunhar que atualmente vivemos em um momento muito diferenciado e acelerado em que o tempo é o bem mais precioso na vida das pessoas! E quando falamos em perda de tempo precisamos fazer uma correção: não é o tempo que se perde na vida. É vida que se perde quando se desperdiça o tempo.

Voltando para o foco da capacitação corporativa, esqueça todas as dificuldades sobre o transporte, pernoite, todos aqueles fatores agregados que citamos anteriormente e que caracterizavam a capacitação no modelo presencial.

Nestes novos tempos é o conteúdo que importa. A tecnologia disponível derrubou todas as barreiras relacionadas com a logística para a entrega destes conteúdos.

Não importa se são dez, cem, mil ou dez mil funcionários. Uma boa plataforma de L.M.S – Learning Management System consegue disponibilizar o mesmo conteúdo a todos simultaneamente, instantaneamente, em qualquer lugar do planeta, sem limite de acessos.

E se não for o mesmo conteúdo, se precisar abordar cinco ou dez temas diferentes, para os dez mil funcionários, não teremos nenhuma dificuldade.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Mas não é só o fator tempo que revoluciona a forma de entregar e consolidar os conteúdos na prática. Por uma questão estratégica, o conteúdo aplicado pode ter reforçada a sua importância por uma semana, por um mês, o que tempo que for necessário. A empresa simplesmente vai reforçar os conteúdos conforme a sua conveniência, sem se preocupar com mais nada.

Lembra de toda a logística e dos custos agregados que falávamos anteriormente? Nem a logística e nem os custos agregados existem mais neste novo ambiente tecnológico que estamos vivenciando. Estes fatores foram eliminados por completo.

E ainda tem o a questão da velocidade do aprendizado, a intensidade de dedicação que cada profissional vai determinar, personalizando a experiência de consumo dos conteúdos, colocando o aluno/funcionário no centro do processo de desenvolvimento. Ele passa a ter uma postura proativa, de protagonismo, que jamais seria possível sem a revolução tecnológica que garante a instantaneidade dos dias de hoje.

Enquanto no modelo antigo tudo, literalmente tudo, era mais difícil e muito mais caro, agora literalmente tudo fica muito mais fácil e muito mais acessível. Finalmente, a estrutura tecnológica disponível permitiu a mágica da customização, e isso estabelece novos portais que acenam para uma verdadeira revolução no ambiente corporativo.

Cada empresa pode customizar os seus conteúdos. Cada empresa pode aprimorar a sua Universidade Corporativa 100% alinhada com os seus objetivos, seus desafios.

Entramos na era do CONHECIMENTO JUST IN TIME, na medida certa, no tempo certo, para as pessoas certas, respeitando o uso racional dos recursos.

Eu me chamo Gilson Coelho e quero lhe dar as boas vindas ao mais revolucionário ambiente de capacitação corporativa, com conhecimento específico sobre gestão de farmácias.

Clique abaixo para compartilhar esse post!

Postagens Recentes

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.