Crise econômica e a saúde financeira da sua farmácia

Quando uma crise econômica se instaura, como agora com a chegada do novo Coronavírus, empreendimentos de todos os segmentos, ora ou outra, acabam sendo afetados de alguma maneira. Esse período é muito difícil para as farmácias, que precisaram modificar rapidamente o método de funcionamento.

Por conta disso, no post “Crise econômica e a saúde financeira da sua farmácia “, separamos para você algumas reflexões acerca do momento pelo qual estamos passando e como essa crise afeta a sua farmácia.

Crise econômica e a saúde financeira da sua farmácia

À medida que a rotina do mundo todo se altera devido a uma pandemia, fica explícito o quanto é importante atentar-se às alterações ocasionadas por esse momento. Não ficando somente restritas a eventos como o Coronavírus, crises econômicas vêm e vão e cabe a você, proprietário(a) de farmácia, adaptar-se ao jogo.

Isso tudo evidencia que não podemos minimizar um momento como esse. E quando falamos da crise, não nos referimos somente à pandemia em si –  afinal, a conscientização acerca da importância dos cuidados para diminuir o contágio já está sendo feita -, mas, sim, da saúde financeira da sua loja. 

A internet desenvolve um importante papel na transmissão de conhecimentos e experiências, contudo, muitas vezes, as informações dispostas são muito rasas e superficiais, o que acaba não contribuindo muito para alcançarmos melhores resultados.

Faça um demonstrativo de resultados

Para que você tenha um parâmetro maior sobre a saúde financeira da sua farmácia, realize um demonstrativo de resultados – o famoso DRE – e subtraia 20% do valor líquido do faturamento da sua loja. 

Ao fazer essa conta, você irá perceber uma redução de 7 à 10% do resultado líquido da sua última linha, ou seja, aquilo que deveria sobrar para você.

Isso significa que as farmácias que obtinham, por exemplo, 7% de faturamento, o valor pode chegar a zero. Ou, em outro caso, as que chegavam a 4%, ficariam com o saldo negativo.

Esse cenário, por mais assustador que pareça ser, pode ser revertido se você seguir um planejamento com orientações específicas dadas por quem entende do assunto. 

Já mostramos aqui 10 orientações preciosas para a sua farmácia durante a pandemia do Coronavírus, além de outros conteúdos disponibilizados exclusivamente para auxiliar você em momentos críticos como esse.

Acesse agora mesmo gratuitamente nossos cursos clicando aqui e saiba algumas estratégias de planejamento que você começar a implantar na sua loja ainda hoje.

Vamos conversar sobre a sua farmácia?