DISTRIBUIDOR FARMA – MERCADO MAIS ATRAENTE E MAIS COMPETITIVO

  • A pandemia chamou a atenção do mundo, que o ramo de medicamentos se tornou ainda mais relevante e estratégico.

  • O boom das demandas causado pela pandemia propiciou crescimento significativo de dois dígitos, impactou positivamente o caixa dos distribuidores, mas agora vem o período de acomodação.

  •  Ao longo de toda a cadeia de distribuição, a expectativa é que se verifique uma competição mais acirrada, busca por ocupação e defesa do território, enfim muitos desafios para o caixa dos distribuidores. 

Nossa empresa tem uma história de quase 30 anos dedicados ao Canal Farma, assim sendo, consideramos que este cenário é sempre repleto de muitos desafios do ponto de vista financeiro para a distribuição. Mas ele é repleto também de muitas oportunidades para quem rapidamente se ajusta ao novo cenário.

CONCORRÊNCIA MAIS ACIRRADA = MAIS RISCOS 

Quando isso acontece, o impacto financeiro pode se tornar insuportável! E ele fica ainda mais desafiador quando o distribuidor recorre aos bancos comerciais.  Esta é uma medida que propicia alívio momentâneo, restabelece a sensação de conforto mas pode se transformar na pior das armadilhas.

VOCÊ DISTRIBUIDOR FARMA, EVITE A “SOLUÇÃO” DOS BANCOS

  • Bancos comerciais lhe oferecem dinheiro mediante garantias, mas eles não fazem diagnóstico, muito menos modificam os fundamentos do seu negócio. Em outras palavras, eles não entendem de distribuição.

  • Quando as garantias envolvem o seu patrimônio, eles acabam sequestrando a sua paz! Você aliviou os efeitos mas não mexeu nas causas das dificuldades financeiras.

  • A situação fica cada vez mais insuportável pois as novas despesas financeiras  tornarão ainda mais difícil os desafios da gestão para viabilizar a empresa.

Mas não queremos falar sobre bancos comercias, mas de um banco de conhecimento específico, sobre gestão de distribuição, como você jamais viu. Nossa empresa de consultoria vem aprimorando este banco há décadas! Vale muito a pena você se informar. Converse com Gilson Coelho!

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

  • A tecnologia disruptiva viabiliza o novo RH 4.0, bem como coloca todo o conhecimento ao alcance de um click.

  • Agora a Gestão do Conhecimento, seus protocolos, histórico do aprendizado e dos resultados, tudo isso está na nuvem!

  • Não faz diferença se precisamos capacitar 10, 100, 1000 ou 10.000 funcionários simultaneamente. Ou seja, a tecnologia conversa intimamente com a sua necessidade de escala. Os investimentos despencam!

Esqueça os custos elevados da capacitação no modelo antigo! Nós criamos a primeira Universidade Corporativa para a Distribuição Farma, fora dos grandes distribuidores nacionais. Mas ela é a mais completa, mais diversificada! Vale a pena se informar como ela pode ser customizada para a sua empresa. Assim sendo, recomendamos que você se informe sobre a tecnologia aplicada e também sobre os conteúdos.

A UNIVERSIDADE TRANSFORMA A CULTURA!

“Quando a empresa alcança uma cultura de alto desempenho, isso facilita a adoção de novas estratégias.
Gilson Coelho  

“Se a empresa tem uma cultura de baixo desempenho, não há estratégia inovadora que resista!”
Gilson Coelho 

“A adequação da cultura tem tudo a ver com a Mudança de Mindset das pessoas. A capacitação corporativa cuida disso.”
Gilson Coelho

A Universidade Coorporativa passa a ser uma vantagem competitiva sustentável em uma cultura de prestação de serviços, já que serviço se faz com gente qualificada!

ACERTAR NO POSICIONAMENTO

  • As reflexões sobre posicionamento são absolutamente essenciais para um Distribuidor regional. Portanto ele não pode escolher se posicionar igual aos Distribuidores que operam em escala nacional.

  • Ele não tem a escala nacional, o que implica em dificuldades para diluir as despesas fixas. Desse modo, a prestação de serviços é mais alinhada com nicho de mercado, com a atuação regional.

  • Por fim o posicionamento adequado é determinante para alinhamento com diversos outros vetores no ambiente corporativo.

Contudo, a definição do posicionamento impacta na estratégia Competitiva, planejamento no mix de produtos, escolhas dos parceiros, composição das margens e todas as competências críticas necessárias. Além disso, nesses quase 30 anos de consultoria Gilson Coelho vem reunindo contribuições significativas em todo o ecossistema da cadeia de distribuição.

DISTRIBUIDOR FARMA – MUITO MAIS QUE UM DISTRIBUIDOR DE PRODUTOS

  • Dessa forma, ele é muito mais do que simplesmente entregar produtos em troca de dinheiro.

  • Da mesma forma, ele se destaca pelo alto valor agregado, serviços diferenciados, que entendem e atendem às necessidades do Varejo Farma.

  • Por fim o antigo vendedor ou representante comercial dá lugar ao novo Consultor de Negócios.

Afinal a prestação de serviços é um dos temas mais importantes, que precisa ser amplamente discutido e definido quando da análise sobre o posicionamento. Então, converse com Gilson Coelho sobre este tema fundamental e conheça o quanto a capacitação, impulsionada pela tecnologia, resolve o gargalo antigo que era o da formação de alta performance em todos os níveis.

MUITO MAIS RESULTADO JÁ!

  • A dinâmica da distribuição sempre foi muito limitada pelas dificuldades, principalmente na educação corporativa.

  • Este era o gargalo que afetava a qualidade, o resultado, bem como o processo de expansão.

  • Dessa forma, a tecnologia revoluciona todo o processo de capacitação coorporativa.

  • Por fim, você não precisa mais reunir as pessoas para passar conhecimento na busca pelo resultado que tanto precisa.

 A princípio muitos empresários ainda não se deram conta do quanto a tecnologia está destravando e acelerando os processos de capacitação. Aliás, quando você resolve o gargalo, você destrava e dinamiza a empresa como um todo! Agiliza as competências críticas que impactam no resultado.

PARA QUEM É DISTRIBUIDOR FARMA, SUA DISTRIBUIDORA TEM UM GARGALO!

  • Portanto, o gargalo é a grande restrição que limita a evolução de toda empresa. Se você resolve o gargalo, então melhora a empresa como um todo.

  • Enquanto você não identifica e resolve o gargalo, não adianta gastar recursos tentando otimizar outras áreas da empresa.

  • Acima de tudo, saber identificar e solucionar o gargalo requer expertise, conhecimento específico sobre o seu negócio.

Primeiramente Gilson Coelho foi diretor na Santa Cruz Distribuidora e atuou como consultor especializado em dezenas de distribuidores pelo Brasil. Ele argumenta que principalmente nos distribuidores regionais os recursos são escassos. Então as decisões precisam ser assertivas. Portanto, não existe espaço para improvisos.

RH ESTRATÉGICO

  • Antes de mais nada, o RH ESTRATÉGICO é fundamental na Distribuição que presta serviços, trabalhando as competências críticas para um desempenho superior.
  • A consultoria trabalha na formação do RH ESTRATÉGICO, bem como coordena todo o processo de capacitação que envolve a Universidade Corporativa.
  • A tecnologia disruptiva facilitou em muito a criação do RH ESTRATÉGICO, afinal todo o conhecimento está na nuvem, ao alcance de um click.

Então, converse com Gilson Coelho também sobre o RH ESTRATÉGICO, já que a distribuição baseada na prestação de serviços é toda fundamentada na qualificação das pessoas.

DISTRIBUIDOR FARMA: VENDEDOR COMO UM CONSULTOR DE NEGÓCIOS

  • Acima de tudo, o consultor é peça chave na distribuição para farmácias no Brasil.
  • O consultor de negócios é treinado para agregar valor, ainda mais, causar impacto e surpreender no ponto de vendas. Ele aprende muito sobre as necessidades do varejo, e então isso diferencia o seu modelo de atuação.
  • O consultor é a personalização da cultura de serviços junto ao varejo de farmácias. Por isso ele precisa ser muito bem treinado e certificado.

Em quase 30 anos de dedicação no Canal Farma, desenvolvemos um conteúdo único no mercado para capacitação da linha de frente. Com ajuda da liderança, o processo de capacitação é capaz de transformar o consultor das antigas no novo consultor de negócios.

UMA NOVA MENTALIDADE

  • O novo Consultor de Negócios agrega valor ao processo, além disso, contribui muito mais do que o vendedor das antigas.

  • Ele é o foco do processo de capacitação baseado na prestação de Serviços.

  • Por fim, o consultor é a personalização da cultura de serviços junto ao varejo. Ele precisa ser muito bem treinado.

A nova mentalidade tem a ver com as necessidades destes novos tempos. Quanto mais o seu Consultor de Negócios se destaca em seu desempenho, mais a sua Distribuidora se alinha com as mais recentes necessidades do varejo e também da indústria. Converse com Gilson Coelho sobre estas novas tendências.

DEPOIMENTOS

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